A proposta de Teresa Rebelo, autora do blog Lume Brando, para o mês de abril é uma reinvenção de um prato típico da cozinha portuguesa: Caldeirada de Peixe com Batata-Doce.

Na rubrica 12 meses, 12 receitas exclusivas apresentamos-lhe uma receita original, ideal para toda a família.

 

Ingredientes (para 4 pessoas)

600 g de peixe limpo e arranjado (exemplo: robalo, cherne, tamboril…)
2 batatas-doces
2 tomates maduros
½ pimento vermelho
½ pimento verde
1 cebola
3 dentes de alho
150 ml de polpa de tomate
100 ml de vinho branco
1 raminho de salsa
1 limão
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta acabada de moer q.b.

 

Produtos RODI utilizados na preparação desta receita:
Lava-louça: Box Lux 50 Grey
Misturadora: Line MN 807
Acessório: Tábua de corte em vidro

 

Modo de preparação

Comece por temperar o peixe com sal, pimenta preta e sumo de limão. Fatie finamente a cebola, os alhos, os pimentos e os tomates. Lave e descasque a bata-doce em rodelas com cerca de 3 mm.
Num tacho, coloque um fundo de azeite e faça uma camada de batata-doce. Tempere com sal e pimenta e faça uma camada de peixe. Espalhe algumas fatias de tomate, aros de cebola, alho laminado e fatias de pimento. Salpique com um pouco de sal e pimenta, algumas folhas de salsa e adicione um fio de azeite. Junte um pouco da polpa de tomate.
Volte a fazer uma camada de batata-doce e repita a ordem dos ingredientes até estes terminarem. Regue por fim com o vinho branco e adicione um raminho de salsa.
Tape e leve ao lume, deixando cozinhar em lume médio ou lume médio-baixo durante cerca de 45 minutos, vigiando de vez em quando – se achar que não está a ganhar líquido suficiente, pode adicionar um pouco de água.

 

Receita desenvolvida por: