Manter a cozinha diariamente organizada pode ser um grande desafio. Entre o emprego, cuidar das crianças, preparar refeições, facilmente se pode instalar o caos. Deixamos neste artigo algumas dicas para ter um dia menos stressante e mais organizado. Para que tenha tempo de qualidade para si e para a sua família.

Ter apenas o necessário: limpar e descartar

Verifique os alimentos que tem guardados. O mais provável é que alguns se encontrem fora do prazo. Livre-se deles, ganhando assim algum espaço, e organize os restantes para que os que têm a validade mais curta fiquem à frente e bem visíveis. Em relação a utensílios e louça, como pratos, copos, canecas, panelas, assadeiras, etc., é muito comum estarmos a guardar mais do que precisamos. Decida o que realmente necessita e poderá, por exemplo, doar o que tem em excesso. Com uma menor quantidade será mais fácil organizar e manter sempre à mão aquilo que utiliza mais frequentemente.

Organizar alimentos

A utilização de frascos transparentes para armazenar massa, arroz, feijão, farinhas, além de ajudar a preservar melhor os alimentos, permite que rapidamente encontre o que procura. Proporciona ainda um aspeto visual muito mais organizado ao armário ou despensa onde guarda estes alimentos.

Organizar utensílios e louça

O ideal é guardá-los por categoria. Existem alguns separadores de organização para gavetas e armários que são bons aliados para conseguir fazer esta divisão e, sobretudo, ajudam a mantê-la por delimitarem o espaço designado para cada tipologia. Coloque nos armários de melhor acesso aqueles utensílios e louças de maior utilização.

Ter sempre espaço na bancada

Tente manter a bancada o mais livre possível. Quanto mais espaço tiver, mais ágil será na preparação das refeições, bem como noutras tarefas. Além disso, manterá um aspeto organizado. O lava-louça certo poderá ser o seu trunfo na gestão da bancada. A RODI oferece uma grande diversidade de lava-louça preparados para acomodar diferentes acessórios e utensílios. As tábuas de corte, que integram facilmente o lava-louça, funcionam como uma extensão da bancada. Assim como os escorredores e as legumeiras conferem o apoio de que necessita enquanto desempenha outras tarefas. São vários os acessórios RODI que vão contribuir para uma maior agilidade na cozinha, ajudando a manter a bancada organizada e desocupada.

Abastecer o frigorífico com alimentos que já pré-preparou

Criar uma rotina para ter alguns alimentos indispensáveis e sempre à mão, prontos para cozinhar, é um truque infalível para aliviar as infinitas tarefas ao final do dia na cozinha. Com legumes congelados que já preparou e cortou previamente, será célere a fazer uma saudável quiche ou mesmo a sopa que não pode faltar. Há algumas refeições que facilmente faz em dobro e que pode congelar para apenas aquecer rapidamente, de preferência no forno, naqueles dias em que o tempo parece ser ainda mais curto. Ter sempre back-up no frigorífico ajuda, não só a estar mais organizado e ter sempre o que almoçar ou jantar, como também contribui para manter uma alimentação mais saudável e para poupar algum dinheiro que gastaria em vários takeaway na mesma semana.

Manter a organização

Tão importante como a organização inicial é conseguir manter a cozinha sempre arrumada. O lema de que “o que sai de um determinado lugar deve voltar para o mesmo lugar” é um bom começo. Além disso, sempre que uma tarefa demora menos de 2 minutos a concretizar, faça-a no imediato, não protele. E isso é válido para qualquer atividade de gestão doméstica. Faça visitas regulares aos armários, despensa e frigorífico para garantir que todos os alimentos estão em condições de consumo e verificar o que necessita de ser rapidamente consumido para evitar desperdício. Tenha também sempre um bloco de notas à mão. Assim, facilmente poderá apontar o que está em falta. Na hora de ir ao supermercado a sua lista já vai estar completa, não necessitando de perder tempo a ver o que tem de comprar, ou ir ao supermercado sem lista e comprar coisas de que não necessita. E lembre-se, manter a organização é responsabilidade de todos.

Minimalismo. Talvez seja este o princípio que está na base de uma cozinha organizada. Quanto menos objetos tivermos, mais fácil será de manter tudo no devido lugar. Uma cozinha organizada, além de permitir poupar tempo, proporciona também uma melhor organização mental, transmitindo uma mensagem de tranquilidade. Desfrute da sua cozinha organizada e aproveite para experimentar algumas receitas de Teresa Rebelo, autora do blog Lume Brando.